Atriz
ANA HIKARI
Perfil profissional
29 anos, estuda teatro desde os 12 anos, possuindo DRT desde 2016. Bacharel em Artes Cênicas na USP, com especialização em interpretação. Possui experiência e cursos de formação em canto, dança e superioga. Estudou em intercâmbio (convênio através da USP-IPL) na Escola Superior de Teatro e Cinema em LISBOA - Portugal em 2015/16.
Integrante da Companhia teatral Núcleo Sem Querer de Tentativas Teatrais desde 2015, que foi contemplado com Prêmio Zé Renato em 2018 e com PROAC para a temporada de 2019, com clássicos como O Inspetor Geral e Fuente Ovejuna.
Foi a 1ª protagonista asiática da TV Globo com a personagem Tina na novela Malhação - Viva a Diferença em 2017/18 (que recebeu o Emmy International Kids em 2019). Trabalhou em performances como "Namahaiku" e "Preto no Branco" com apresentações na Casa das Rosas e na Virada Cultural. Em 2019 foi jurada da Mostra Nacional 3M de Artes, na temática “outros mundos possíveis”.
Em 2020 estreou como protagonista na série da Rede Globo e Globoplay “As Fives”. Em 2021 esteve no ar com a personagem Vanda na novela das 19h “Quanto Mais Vida Melhor”, da Globo. Em 2022 estreia na série “Novelei”, um Youtube Originals em parceria com a Globo. Em 2024 a atriz interpreta a vilã Mila, na novela "Família é tudo" de Daniel Ortiz também da Globo.
Foi escolhida pela Forbes para a lista 30 under 30 do ano e foi premiada em 2021 com o Prêmio Mulheres Que Transformam, na categoria Empreendedora Cultural do Ano pelo seu trabalho de diálogo e conscientização do público sobre racismo, preconceito anti-asiáticos, homofobia e questões feministas através de suas redes sociais.
Experiência profissional
PROTAGONISTA
Novela "Malhação - Viva a diferença." (Tina) 2017 - 2018
Série "As Five" Globoplay. (Tina) 2020
Curta-metragem "Toque" – (protagonista). Festival Internacional de Curtas, KINOFÓRUM. Léo Cavalcanti.
COADJUVANTE
Novela "Quanto Mais Vida Melhor" - Globo (Vanda) 2021
Série "Novelei" – Globo e Globoplay (Sandrinha) 2022
Espetáculo "Essa Propriedade Está Condenada” (Tennesse Willians). Direção de Juliano Barone
Ópera João e Maria - Theatro Municipal de São Paulo. Coro. Regência: Jamil Maluf.
Performance "A guerra da arte". FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, Teatro do SESI São Paulo. Direção de Coletivo ZaratrutA! e Almir Almas.